data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{73F17C2B-4A61-458C-AF49-76E7575B2807}/MJ.gif
pixel
pixel
pixel

pixel
pixel
  Institucional
  Enccla
 Ações/Metas
 GGI
 PNLD
  Laboratório de Tecnologia - LAB-LD
pixel
pixel
  Serviços
Estrutura
Eventos
Fotos
Legislação
Links
Mapa
Notícias
Publicações
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Lavagem de Dinheiro » Mecanismo de Atuação  »  Simba
pixel
pixel

Simba

Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - SIMBA

O Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - Simba é um conjunto de processos informatizados, módulos e normas que permite a transmissão pela internet, após autorização judicial, de dados referentes a quebras de sigilo bancário, das instituições financeiras aos órgãos públicos responsáveis por investigações financeiras no Brasil, proporcionando, assim, um ambiente ágil e seguro para transmissão, recebimento, processamento e análise dos dados relacionados às quebras de sigilo.

O sistema é uma evolução dos processos e ferramentas utilizados na Assessoria de Análise e Pesquisa, da Procuradoria Geral da República para agilizar e dar mais confiabilidade à troca de arquivos de quebras de sigilo das instituições financeiras para aquela Procuradoria.

Por meio da Carta Circular Bacen nº 3454, o Banco Central do Brasil instituiu no país o leiaute padrão para pedidos e atendimentos a quebras de sigilo bancário a ser utilizado, a partir de então, por todos os envolvidos nesse tipo de investigação, oficializando o trabalho de especificação desse padrão desenvolvido durante meses por todos os órgãos interessados, capitaneados pela Procuradoria Geral da República e pelo Departamento de Polícia Federal, em cumprimento a uma meta decidida na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – Enccla.

A partir da divulgação desse leiaute padrão, que já era utilizado pelo SIMBA, esse sistema se tornou naturalmente a solução mais apropriada e rápida para o recebimento, tratamento e análise de dados referentes a quebras de sigilo bancário de pessoas sob investigação.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro – LAB-LD é o responsável, no âmbito do Ministério da Justiça, por receber, processar e gerar análises dos dados de movimentações bancárias obtidos por meio de decisão judicial, utilizando-se de diversos softwares de última geração de que dispõe para a análise dos dados recebidos por meio do SIMBA.

data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{9F50BB97-60A7-44DA-9C0D-3A79326BF783}/setas.gif Cartilha do Simba

data/documents/storedDocuments/{334263AD-A534-4B0E-AD1D-363427828AB4}/{9F50BB97-60A7-44DA-9C0D-3A79326BF783}/setas.gif Manual do usuário

 

pixel
pixel
pixel
pixel
Busca
Ok
Buscar somente no tema Lavagem de Dinheiro
pixel
pixel
Banner de ligação com o Fale Conosco
pixel
pixel
Banner de ligação com o Tire suas Dúvidas
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
pixel
Retorna Sobe